Os varejistas tinham medo de promover grandes descontos antes do Natal
Você sabe onde tem origem aquele dia anual em que todas as lojas de segmento no varejo oferecem generosos descontos? A “sexta negra” foi criada nos EUA para dar continuidade ao feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes do país.
A Black Friday cai sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Nesta data as pessoas saem em busca de produtos em liquidação com valores entre 30% a 70% do original, em média.
No Brasil este dia voltado aos descontos só chegou em 2010 e envolveu apenas lojistas online, sendo que a primeira das grandes ofertas foi organizada pelo site Busca Descontos. Um ano depois, o Extra adotou a Black Friday também para os preços de suas lojas físicas e foi quando o evento começou a chamar atenção dos grandes e pequenos comerciantes.
Especialistas acreditam que o que impediu o evento de virar tradição por aqui mais cedo foi a resistência dos brasileiros que vivem do comércio. Os varejistas tinham medo de promover grandes descontos antes do Natal, já que os saldões sempre aconteciam depois do Ano Novo.
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