sexta-feira, 19 de maio de 2023

[BLEHCAR] Peugeot aposta nas seis versões do 208 para conquistar mercado




Linha 2023 do modelo pode ser equipada com motores 1.0 ou 1.6, além de transmissões manual ou automática

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O modelo que conhecemos e avaliamos durante uma semana foi o 208, líder de vendas da Peugeot, uma das marcas que fazem parte da Stellantis, que aqui no Brasil comercializa os modelos da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Abarth.


A Peugeot soube aproveitar fazer parte da Stellantis, excedendo consistentemente as necessidades e expectativas em evolução dos consumidores brasileiros, oferecendo além do 208, os SUVs 2008 e 3008, uma completa linha de veículos comerciais e os 100% elétricos e-208, e-2008 e e-Expert.

Em números, a marca Peugeot foi a 14ª no ranking das que mais venderam em 2020, com apenas 13.467 unidades emplacadas. Em 2021, quando a Stellantis já existia, a Peugeot saltou para a 12ª posição no ranking, mais que dobrando seus emplacamentos com as 29.556.



Em 2022 a Peugeot entrou para o #top10 das marcas com carros mais vendidos no ano, alcançando a 10ª posição com 41.656 unidades emplacadas, média mensal de 3.471 unidades. Vamos aguardar esse ano, que inclusive tem registrado carta das associações de concessionários de Citroën e Peugeot notificando a Stellantis sobre a falta de peças e problemas sobre a qualidade dos veículos.

Sobre a linha 208 2023, que é oferecida em seis versões a de entrada Like 1.0 MT; as intermediárias Style 1.0 MT, Active 1.6 AT, Allure 1.6 AT e Roadtrip 1.6 AT; e a topo Griffe 1.6 AT. Também tem a versão 100% elétrica e-208.

As versões Active, Allure Roadtrip e Griffe são equipadas com motor 1.6 com 120 cavalos de potência transmissão automática de seis velocidades. Já as versões Like e Style são equipadas com motor 1.0 com 75 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades.




A linha Peugeot 208 conta com para-choque dianteiro composto por uma linha única e uma ampla grade, que ostenta o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô e a iluminação dos faróis é em full LED.

A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas, dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

O modelo conta com o Peugeot i-Cockpit 3D, que adiciona o primeiro cluster em três dimensões, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal.





As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos, além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. O modelo também conta com inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist.

A versão de entrada Like 1.0 MT vem de série com itens bastante valorizados pelo consumidor, com destaque para a Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão Wireless de Android Auto e Apple Car Play, que entrega entretenimento de forma intuitiva e com muita modernidade, para tornar a experiência a bordo ainda mais completa e cômoda, luzes diurnas em LED no formato de “Dente de Sabre”, vidros e retrovisores elétricos, entradas USB, airbags e controle de estabilidade e tração, entre outros.

E a intermediária 208 Style 1.0 MT conta com a grade exclusiva em Dark Chrome, os faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes DRL que revelam os “dentes de sabre”. As capas dos retrovisores são em preto brilhante, enquanto as rodas de 16” recebem acabamento escurecido.

Na traseira, o aerofólio em preto brilhante fecha o acabamento Black Diamond e a saída de escapamento com ponteira cromada dão um toque de esportividade, em total equilíbrio com o estilo geral da versão.

O 208 Style ainda agrega teto panorâmico, único no segmento, que amplia o requinte e a sensação de liberdade para quem viaja a bordo, além de bancos com revestimento Style, Wireless Charger para carregamento de smartphone por indução e, para completar, sistema Visiopark 180º, com câmera de ré com projeção, sensores de estacionamento traseiros. A denominação Style é identificada em badges posicionadas no exterior e interior do veículo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares