sábado, 12 de agosto de 2023

[BLEHCAR] Nissan traz para o Brasil um Sentra espaçoso e confortável




Sedã é oferecido nas versões Advance e Exclusive, ambas equipadas com motor a gasolina de 151 cavalos

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Após uma pequena pausa, a Nissan voltou a comercializar a linha Sentra no mercado brasileiro nas versões Advance CVT e Exclusive CVT – essa segunda com a opção de interior premium. E o Jornal BLEH! - Baladas, Lazer, Entretenimento e Humor conheceu e avaliou o modelo que, de acordo com a marca, chega para “’superar as expectativas dos consumidores em cada detalhe.”


A linha Nissan Sentra teve vendas expressivas em 2019, com 3,2 mil unidades e em 2020, com 951 unidades. Agora, após esse tempo ausente e com muitas mudanças de competidores nesse segmento, a fabricante japonesa traz a oitava geração do sedã com mais tecnologia, conforto e segurança.

Dos fortes competidores Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta de 2019, a linha Nissan Sentra 2023 tem agora apenas o Corolla, pois o Cruze deixará de ser comercializado no fim desse ano e o Jetta é oferecido apenas na versão esportivada. O resultado é que o modelo é o segundo mais vendido, com 2,2 mil unidades – bem distante das 23,6 mil unidades do Corolla.


A linha Nissan Sentra 2023 é fabricada no México e vem equipada com motor movido exclusivamente a gasolina, com 151 cavalos de potência. A transmissão é a CVT XTRONIC, que simula oito marchas. Aqui uma observação: a falta de opção de um motor turbo ou mesmo híbrido.

Esse conjunto oferece quatro programas de modo de condução: Normal, para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição; Sport, que mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas; Manual, para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante; e ECO, que ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%.

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.


No design a linha Sentra 2023 segue o padrão de outros sedãs da Nissan, como o Altima e o Maxima, ambos não comercializados no Brasil. A grade tem a assinatura "V-Motion", faróis de LED e lanternas em formato bumerangue. Complementam o conjunto o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

Seu interior conta com muito mais espaço. Sua direção é elétrica com volante em forma de "D", com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais.

Pelo volante é possível acionar o Piloto Automático Inteligente, sistema que permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente. Para isso, o sistema ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando muito mais conforto e comodidade.

O painel TFT colorido e de 7 polegadas facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.


Para acomodação de objetos do dia a dia, o modelo conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos, sendo quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro. Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade – dá para levar quatro garrafas com água facilmente.

E um ambiente cada vez mais ligado aos equipamentos móveis a linha Nissan Sentra 2023 conta com três as entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente, sendo uma delas é do tipo "C", de carga mais rápida, e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em tons preto e Sand como opcional para a Exclusive. E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity, inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa, para transportar tudo que os consumidores precisam. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

Os recursos tecnológicos de conforto e segurança são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista.


Para monitoramento constante, o sedã vem equipado com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais do Nissan Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas. O segundo, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

A linha Nissan Sentra 2023 é oferecida nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares