sábado, 10 de agosto de 2024

[BLEHCAR] Hyundai busca a liderança com a linha Creta 2025




SUV compacto disputa o segmento com os fortes concorrentes T-Cross, Tracker e Kicks


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O Hyundai Creta 2025 que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a semana vem travando uma disputa para lá de concorrida com os Chevrolet Tracker e Nissan Kicks, disputando carro a carro a liderança do segmento. Com isso quem ganha é o consumidor, que tem boas opções de compra.


Todas as versões, independente da motorização, são equipadas com transmissão automática de seis velocidades


Até o mês de julho, tivemos na liderança do segmento de SUVs compactos: Volkswagen T-Cross, com 39,7 mil unidades; Hyundai Creta, com 37,8 mil unidades; Chevrolet Tracker, com 35,3 mil unidades; e Nissan Kicks, com 34 mil unidades. A diferença entre eles, na média, é menor que um mês de vendas. Os últimos cinco meses serão de tirar o fôlego!

Lançado no Brasil em 2017, a linha Hyundai Creta foi a segunda mais vendida e já em 2018 foi o mais vendido – posição que certamente quer conquistar novamente em 2024, depois de fechar 2023 na terceira posição, atrás dos fortes concorrentes Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.


Para fechar o ano na liderança a Hyundai oferece uma vasta opção para a linha Creta 2025. No seu site é possível ver o Creta Nova Geração, com as versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. Há também o Creta N Line e por fim o Creta Action, único oferecido com uma carroceria diferente, que é a da geração anterior.

Nas versões do Creta Nova Geração ainda é possível ter variações de conforto e segurança denominadas Plus ou Safety, além da opção do teto solar panorâmico.

As versões Comfort, Limited e Platinum são equipadas com o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, três cilindros e 120 cavalos de potência. Já a versão topo Ultimate é equipada com motor aspirado Smartstream 2.0l que entrega 167 cavalos de potência.


Todas as versões, independente da motorização, são equipadas com transmissão automática de seis velocidades e sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, o que proporciona economia de combustível.

Ainda é possível selecionar o modo de direção em Normal, Smart, Eco e Sport, que escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção

No design a linha conta com uma grade frontal em formato hexagonal, que dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata, sendo emoldurada em prata ou cromado.

O conjunto óptico dianteiro vem com luzes diurnas em LED em todas as versões. Já os faróis e lanternas em LED são exclusivos para a versão topo Ultimate.


As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão Comfort, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações Limited e Platinum e diamantadas e de 18 polegadas na versão Ultimate. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.

Na parte traseira as lanternas em LED exibem uma assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.

No interior o console central é mais elevado e o painel central fica voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T.

A central multimídia BlueNAV tem uma tela com 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto. É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.

O pacote de segurança Hyundai SmartSense entrega ainda Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.


O teto solar panorâmico disponível em algumas versões é um dos pontos altos do modelo. Oferece uma área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro.

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

O Bluelink, além das funcionalidades como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias


Carlos Delich é finalista do Prêmio Automotive Business

A ZF é finalista do Prêmio Automotive Business 2024 na Categoria Liderança | Fornecedor com o executivo Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul. O prêmio reconhece empresas e profissionais do setor automotivo e da mobilidade.

Carlos Delich atua como presidente desde fevereiro de 2019 e nesse período vem fomentando a cultura de valorização humana e aproximação com colaboradores e clientes por meio de vários programas internos.

Azul adota frota de veículos 100% elétrica em solo

A partir de agora, todos os clientes da Azul que desembarcam e embarcam remoto no VCP – Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, contarão com o apoio de nove vans elétricas como transporte, em substituição aos veículos a diesel usados atualmente para este trabalho em solo.

“Os novos veículos elétricos devem manter o conforto de sempre aos clientes e ainda colaborar com os planos da companhia rumo à cada vez melhor eficiência no uso de combustível e ao cumprimento de suas metas de proteção ambiental e sustentáveis”, explica Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.

BMW Group quer reduzir CO2 em suas áreas de pintura

Para reduzir a emissão de CO2, o BMW Group está implementando um novo método de purificação de exaustão em suas áreas de pintura, utilizando eletricidade em vez de gás natural. Na prática, este método permite que as altas temperaturas necessárias para a purificação térmica dos gases de exaustão sejam geradas por eletricidade, eliminando a dependência de combustíveis fósseis.

Essa tecnologia é o passo final para operar as áreas de pintura com energia renovável. O sistema já foi testado nas plantas de Regensburg, na Alemanha, e na BMW Brilliance, na China, e será implementado em produção em série na planta de Dingolfing e na futura planta de Debrecen, na Hungria.

GWM alcança número histórico de vendas no Brasil

A GWM Brasil alcançou seu recorde histórico de vendas em julho com 3.184 emplacamentos, desbancando o mês de dezembro do ano passado, quando teve 2.795 unidades vendidas.

“O excelente resultado se deve, principalmente, às vendas do H6 PHEV19, lançado há apenas dois meses no mercado brasileiro. Isso prova que foi uma decisão acertada da autotech trazer esta nova versão, que combina desempenho, tecnologia e experiência de eletrificação a um preço acessível para a categoria”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Expoclassic estima reunir 1.200 veículos antigos em Novo Hamburgo

A Expoclassic, maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, chega à 21ª edição projetando reunir 1.200 carros, motos, ônibus e caminhões, bem como 24 mil visitantes, números 10% maiores quando comparados a 2023.

“A cada edição, preparamos diversas surpresas ao público. Neste ano, teremos alas especiais para homenagear o Ford Mustang, que em 2024 celebra 60 anos de produção, e do Volkswagen Passat, que começou a ser fabricado há exatamente 50 anos”, adianta Clódio Silva, presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo.

BYD King está cumprindo o que prometeu

O BYD King, no segundo mês de vendas após a sua estreia, assumiu a liderança entre os sedãs híbridos. Em julho, foram 593 novos emplacamentos, sendo 571 da versão GS e 22 da versão GL, contra 348 das duas opções do Toyota Corolla.

“A combinação de fatores como preço competitivo, design que renova o segmento, tecnologia embarcada de ponta, eficiência energética e o melhor desempenho da categoria tornam o BYD King certamente a melhor opção no segmento PHEV. A confirmação é a liderança que o sedã já assumiu em julho”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil.

Fiat Strada foi o veículo mais vendido de julho

Um dos grandes destaques da Fiat em julho é a Strada, que detém o título de veículo mais vendido do Brasil e ainda obteve desempenho histórico com 14.192 emplacamentos no mês, seu maior volume de emplacamentos desde setembro de 2014.

"Julho foi um mês de celebrações para a Fiat. É muito bom ter conquistado esse resultado impressionante com a Strada, assim como estar, mais uma vez, na liderança do mercado brasileiro ao mesmo tempo em que comemoramos os aniversários da marca no Brasil e no mundo”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Suzuki Haojue tem crescimento expressivo nos emplacamentos

O número de motocicletas Suzuki Haojue emplacadas no mês de julho cresceu 51% em comparação ao mesmo mês de 2023, percentual bem acima do registrado no mercado de motos em geral no mês, que ficou em 27%. É o maior volume mensal de emplacamento registrado pela marca desde seu lançamento no Brasil, em 2017.

“É o sinal de que estamos no caminho certo. A gente vinha crescendo neste patamar até a pandemia da Covid 19, em 2020, quando todos tivemos que aprender a ser resilientes e nos adaptarmos às restrições”, destaca Ricardo Kato, diretor Comercial.

Mercedes-Benz apresenta linha 2025 do SUV GLA 200

A Mercedes-Benz amplia seu portfólio de automóveis compactos no Brasil com a chegada da linha 2025 do GLA 200, que tem como novidade a versão Progressive, com preço a partir de R$ 339.900,00. A atual versão AMG Line segue disponível para atender clientes que buscam por modelos com um visual mais esportivo e exclusivo.

“A ampliação de nosso portfólio de automóveis compactos é mais um passo em nossa busca para oferecer automóveis que se adaptem aos desejos dos clientes. Eles se encaixam perfeitamente no estilo de vida daqueles que buscam um veículo que entregue requinte e conforto para a sua rotina diária”, comenta Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Veja mais fotos do Hyundai Creta 2025

























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